É com um sentimento de expectativa que estou aqui esta manhã! A espera termina e estou participando com alegria do lançamento oficial do CHARIS, a ferramenta criada pelo Papa Francisco para renovar e acompanhar – estou usando as palavras dele – “a corrente de graça” representada pela Renovação Carismática Católica. Agradeço ao moderador do CHARIS, Jean-Luc Moens (a quem desejo tudo de bom para seu novo trabalho!), Pelo convite e por me conceder o privilégio de cooperar nesse empreendimento.

Obviamente, não estou perdendo o significado deste convite, que vai além da minha pessoa. É evidente que o Papa Francisco pretende reconhecer a ajuda que os pentecostais lhe deram desde o início, recuperar e enfatizar a vocação ecumênica que está na natureza e nas raízes da Renovação Carismática Católica, e colocá-la no objetivo e na agenda do CHARIS.

Graças a Deus, o processo iniciado pelo Vaticano II, apesar das oposições e contratempos, progrediu com sucesso, com a recente adição – graças à sensibilidade e previsão do Papa Francisco – de pedir perdão aos pentecostais italianos e da surpreendente e revolucionária abertura de confiança para o mundo pentecostal. O resultado foi trazer novas aberturas e novas percepções (como eu também testemunhei).

Nesse meio tempo, tornou- se cada vez mais claro que o caminho para a unidade dos cristãos não tem apenas como objetivo uma das denominações cristãs de hoje (nem mesmo a Igreja Católica), mas o próprio Cristo e a noiva, a única que, em Seu retorno, Cristo, o Senhor, se casará: será o casamento final com o Cordeiro.

 

Sonho de Deus

Pessoalmente, estou aqui como amante e testemunha desse sonho… o sonho que Deus sonhou antes da criação do mundo…. O sonho em que, por amor às Suas criaturas, Ele deseja viver dentro delas e – a partir de dentro da Igreja – Ele deseja que Suas criaturas se amem da mesma maneira.

 

O mistério da comunhão

Na verdade, o mistério de Deus é um mistério da comunhão: a comunhão em si mesma e o desejo da comunhão. Parafraseando a introdução do Evangelho de João, poderíamos afirmar: “No começo era a Comunhão, a Comunhão estava com Deus e a Comunhão era Deus. Todas as coisas foram criadas por ele; e sem ele nada teria sido criado”.

Ou seja: (1) O mistério fundador da Comunhão é Deus! Deus é amor! (2) O outro mistério, que procede do primeiro, é o da Comunhão que deseja Deus: o Desejo de Comunhão que é Deus!

 

O Evangelho do Desejo

Desde o início dos tempos, esse Deus anseia por migrar, com seu “movimento interno de amor”, para dentro do espírito humano: o amor e o desejo de amar. Habitar o coração do homem, conhecer o homem por dentro, transferir-se em união espiritual e habitar nele. E desfrutar da unidade resultante. E o Amor do Pai desceu; o Espírito Santo O trouxe para nós. Está escrito: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Romanos 5, 5).

 

Unidade dos crentes cristãos – Cristo e o Corpo de Cristo

Do mesmo modo, baseado no mistério da Comunhão com o Senhor (que não coincide necessariamente com a Comunhão confessional), o mistério da Comunhão é a unidade dos cristãos. Foi o Papa Bento XVI quem declarou: “Foi um erro da era confessional enfatizar principalmente o que nos divide, em vez de perceber de maneira existencial o que temos em comum…” (Erfurt). Penso em particular no mistério em que, imersos em Cristo (arrependimento, fé e batismo), também somos enxertados no Corpo de Cristo. O Espírito passa a viver dentro de nós e nosso corpo se torna o templo do Espírito Santo.

 

Unidade com Deus

Assim, a unidade, a do cristão com Cristo e a Trindade, de Cristo com o corpo de Cristo e, portanto, do cristão com todos os outros cristãos, são todos originários da mesma unidade: a comunhão que, uma vez que está “em Cristo” nos precede e é a realidade, e a própria realidade é mais importante do que nossas idéias sobre essa realidade (Papa Francisco). A verdade é que estamos “imersos” nessa mesma “realidade”, estamos “em Cristo” (e Cristo está em nós) e estamos com Ele em relação à Trindade. É por isso que somos a Igreja e todos pertencemos um ao outro. Pertencemos à mesma “realidade” Fundada na unidade de Deus, a unidade entre Cristo e o Corpo de Cristo, na Trindade, todos pertencemos à mesma realidade.

Como o padre Raniero Cantalamessa disse: “A medida de pertencer à Igreja é fundamentalmente determinada pelo fato de termos ou não o Espírito Santo na realidade, e não simplesmente através de laços legais ou institucionais. Entre um pertencimento puramente visível à Igreja e um pertencimento espiritual, há a mesma diferença que nos sacramentos… entre receber o sinal visível… e também receber a graça nele contida… Aqui está a razão de nossa comunhão ecumênica com todos os verdadeiros crentes em Cristo, mesmo com pessoas de fora da nossa igreja. Existe, portanto, uma comunhão entre todos os cristãos, não apenas em votis, isto é, em nossos desejos e no futuro, mas também eficaz no presente.

Como Serafim de Sarov disse, o objetivo autêntico da vida cristã é receber o Espírito Santo… possuir e ser possuído pelo Espírito Santo. Ter o Espírito Santo no fundo de nossos corações é viver cristão; estar em comunhão com Ele nas profundezas de nossos corações é ser santos.

Assim, se tudo isso é verdade, de uma maneira misteriosa – porque é invisível – mas não menos real, se temos o Espírito, temos Cristo, temos a Trindade. Portanto, somos cristãos! Nós somos parte do Corpo de Cristo. Nós somos a Igreja, porque quem tem Cristo tem a Igreja. Quem é de Cristo é da Igreja. Este é o vínculo profundo e inquebrável entre Cristo e a Trindade, por um lado, e a Igreja, por outro, e entre Cristo e o Corpo de Cristo: “oùtos ò Christòs”, isto é, “Este é Cristo”. De fato: “No único Espírito, todos fomos batizados para formar um corpo…. e um Espírito foi dado a todos nós para beber. ”- (1 Coríntios 12,13).

 

O DNA do Movimento Pentecostal

Por essa razão, continuo acreditando que o Movimento Espiritual conhecido como o do Pentecostes, tanto do lado católico quanto do pentecostal, tem em seu DNA histórico e espiritual a mesma vocação para a unidade. Além disso, não terá completado sua contribuição para a razão de Deus por sua existência até que se torne inflamado pelo amor à unidade e se transforme em um movimento que está plenamente consciente de sua vocação para a unidade. Isso porque o Movimento nasceu do Espírito e tem suas raízes na mesma visita pentecostal do início do século XX (ref. Cardeal Suenens).

Às vezes, a chuva pela qual oramos e da qual precisamos começa a cair no jardim dos vizinhos. De qualquer forma, o objetivo de todo Pentecostes é, e sempre deve ser, vida e paz: uma vida de ressurreição e reconciliação. Vida sobrenatural e paz! Como no Pentecostes nos Atos. Como no vale dos ossos secos! Vida e Paz!

 

Natureza do Movimento Pentecostal

Temos outra confirmação quando – e aqui me lembro da extensa pesquisa realizada por Walter Hollenweger, meu mestre na Universidade de Birmingham – examinamos a natureza e as características salientes do Movimento Pentecostal. Hollenweger identificou cinco raízes fundamentais:

1) A raiz oral preta. Encontrei confirmação disso durante minhas visitas a igrejas no continente africano. Como no cristianismo primitivo, as pessoas ali se comunicam pela cultura oral: elas preferem descrição à definição, música ao pensamento sistemático, dança à teoria. Esses cristãos, assim como os cristãos primitivos, realizam teologia através da adoração: eles têm uma teologia oral.

2) A raiz católica. Eles acreditam em milagres. Eles normalmente evoluem para várias vertentes da eclesiologia episcopal; eles acreditam na liberdade de escolha (ao contrário da teologia reformada). Eles continuam a seguir os conceitos de Wesley, como um estilo de vida dedicado e a busca pela santidade.

3) A raiz evangélica. Eles estão no ramo da Reforma da árvore: as Escrituras como a autoridade suprema, a salvação pela graça, o sacerdócio universal, o despertar, a conversão pessoal, com raízes no “movimento da santidade” do século XIX.

4) A raiz ecumênica: espiritualidade ecumênica básica. Uma experiência única, o batismo no Espírito Santo, considerado idêntico, mesmo quando experimentado em diferentes contextos, por pessoas com antecedentes evangélicos, católicos, protestantes (conservadores ou liberais). David Du Plessis disse: “Os pentecostais não podem ser vistos apenas como a ala esquerda do protestantismo, uma vez que sua história e espiritualidade contêm muitos elementos católicos. Interessante! Pela primeira vez, vemos o surgimento de um movimento básico de união entre evangélicos e católicos. A base dessa proximidade deriva de sua experiência comum, que está no cerne de sua espiritualidade, apesar de suas diferentes teologias e interpretações da mesma realidade.

5) A raiz “crítica” ou “profética”: Consiste em (a) a crítica atual de um cristianismo que se tornou nominal e morno; (b) abraçar as teorias de “renovação” (para católicos) e “despertar” (para evangélicos); (c) as críticas à indiferença e passividade.

Conclusão: haveria mais a dizer, mas, para o propósito das discussões de hoje, gostaria apenas de enfatizar que os movimentos pentecostais e carismáticos compartilham afinidades estreitas, graças às suas raízes históricas e espirituais comuns.

 

Uma proposta para o CHARIS

Para acompanhar tudo o que foi dito acima, se você me permitir ser ousado, gostaria de fazer uma proposta para o CHARIS. Ouvi várias vezes o Papa Francisco mencionando a importância crucial dessa união, da amizade, de caminhar juntos e de promover o ecumenismo fundamental e espiritual. Este é exatamente o mesmo ponto de partida a partir do qual eu comecei, e a partir daqui todos nós podemos começar corretamente, em boa consciência e fiéis aos nossos valores comuns de fundação, e daqui podemos percorrer um longo caminho juntos! Nós somos irmãos! Estamos no mesmo fundamento que Cristo e a Trindade e pertencemos ao mesmo corpo, mesmo com a nossa diversidade. Sobre esse fundamento, podemos percorrer um longo caminho, com “Cristo no centro”, orando, louvando e adorando juntos. Lendo e estudando as Escrituras, evangelizando juntos, cultivando juntos a “vida em Cristo”, crescendo juntos em direção à maturidade. Podemos caminhar juntos para desfrutar da comunhão fraterna, podemos testemunhar a nossa unidade. Uma irmandade católica-pentecostal mista? Já existem exemplos disso. Um núcleo, talvez até um modelo a ser replicado. Você acha que o CHARIS pode tomar a iniciativa nessa direção, promovendo essa visão?

 

 

 

Pastor Giovanni Traettino

Igreja Evangélica da Reconciliação

Conferência de Líderes, 07 de junho 2019

 

 

Messages only